Veja novidades: SDK do sistema 4.5 do PS4 vaza e Sony tenta desesperadamente tirar do ar
Os kits de desenvolvimento têm esse nome por um motivo óbvio: são voltados aos desenvolvedores. Para conseguir um PlayStation 4 especial, a desenvolvedora deve mostrar à Sony que está trabalhando em um game para adquirir um, algo que é um pouco difícil. Porém, o uso é restrito à produção de jogos, algo que acabou saindo fora do controle da empresa recentemente, pois um dos kits vazou na internet.
Há algumas semanas, o SDK (kit de desenvolvimento de software) da versão 4.5 do sistema do PS4 foi solto na internet. O grande problema? Ter esses dados vazados implica em grandes chances de hackers acharem exploits e vulnerabilidades para criar um jailbreak ou alguma outra forma de desbloqueio do aparelho.
Portanto, trata-se do software, não do hardware. Isso reflete em algo ainda mais delicado, já que toda a estrutura e código-fonte podem ser analisados, descontruídos e alvos de engenharia reversa. A Sony não deixou passar batido e está caçando com todos os seus esforços qualquer menção, mensagem, post ou link que envolva o SDK da versão 4.5 do sistema.
Sony fez de tudo para tirar o download do SDK do ar
Muitos usuários estavam compartilhando os arquivos no Twitter e diversos fóruns já tinham acesso ao download do SDK, mas a Sony foi ferrenha e acionou uma equipe de advogados que utilizaram as leis de direitos autorais para remover todo e qualquer material que tenha relação ao software vazado.
E quando a coisa aperta em âmbito legal, as pessoas preferem evitar problemas (já que não existe uma maneira de estarem certos legalmente nessa situação). A maioria dos links foram removidos e já praticamente não se encontra rastros da ocorrência na internet. Porém, desativar os downloads não quer dizer que a situação foi resolvida por completa, já que quem está em posse da SDK pode compartilhar o kit de maneira privada e sem causar alarde à Sony.
0 comentários:
Postar um comentário